10 dicas para economizar energia com o ar-condicionado

Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Um inverno com temperaturas altas e com jeito de verão. Isso representa Ar-condicionado ligado praticamente o ano todo, e o que pode ser um verdadeiro alívio, pode ser também um vilão no consumo de energia. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a economizar com o ar-condicionado:

Fique de olho na etiqueta

No ato da compra de um aparelho de ar-condicionado, não deixe de observar se ele apresenta o Selo Procel de Economia de Energia. Essa etiqueta garante que o modelo escolhido está entre os condicionadores de ar que apresentam os melhores níveis de eficiência energética.

Vale a pena investir em recursos especiais

Não caia na tentação de fazer uma economia que pode se revelar um gasto ainda maior durante o uso. Por isso, é preferível investir alguns reais a mais em modelos que tenham recursos de programação como o timer e o sleep.

Verifique se o aparelho é adequado para o seu ambiente

Não adianta muita coisa instalar um aparelho de ar-condicionado recomendado para um cômodo de 12 m² em uma sala comercial de 50 m². Se o seu condicionador de ar não é suficiente para o tamanho do ambiente, pode ser mais interessante comprar mais uma unidade ou mesmo trocar de aparelho – do contrário, você só vai desperdiçar energia enquanto continua passando calor.

Instalação de Ar condicionado

Siga as recomendações de instalação

Uma instalação inadequada pode fazer o consumo de energia de um ar-condicionado aumentar em até 20%. Portanto, ao decidir onde ele vai ficar, observe se a condensadora (parte externa) terá uma boa circulação de ar e ficará protegida dos raios solares diretos, sem que as grades sejam bloqueadas.

Lembre-se do princípio do balão de ar quente

Aqueles lindos balões de ar quente que colorem os céus conseguem voar porque o ar quente é menos denso que o ar frio. Portanto, para que seu aparelho de ar-condicionado consiga resfriar o ambiente sem desperdiçar energia, ele deve ser instalado em pontos mais altos, de forma que o ar resfriado desça e ocupe todo o cômodo.

Mantenha uma temperatura moderada

Pode parecer tentador colocar o ar-condicionado em 11 oC quando o dia está muito quente, mas a verdade é que uma temperatura entre 22 oC e 24 oC já será bastante confortável para a maior parte das pessoas – e sem gastar tanta energia assim.

Feche portas e janelas

Sempre bom lembrar que, para o ar-condicionado funcionar de forma eficiente, as portas e janelas do ambiente devem estar bem fechadas, evitando a entrada de ar quente do ambiente externo. Do contrário, seu pobre aparelho pode entrar uma tentativa fracassada de resfriar o mundo inteiro.

Saiba quando desligar o aparelho

Ao sair do ambiente, vale mais a pena deixar o ar-condicionado ligado, pois do contrário ele vai acabar gastando ainda mais energia para resfriar o cômodo novamente. Contudo, se você for se ausentar por um período mais longo, o aparelho deve ser desligado.

Função Sleep

Deixe a função sleep trabalhar por você

Na hora de dormir, ative a função sleep para que o aparelho possa regular automaticamente a temperatura do cômodo, ajudando você a economizar energia e a dormir em um ambiente confortável.

Mantenha os filtros limpos

Além de ser essencial para evitar problemas respiratórios causados pelo acúmulo de poeira e micro-organismos, a limpeza adequada dos filtros do ar-condicionado evita que seu aparelho fique sobrecarregado e gaste mais energia.

Seguir as recomendações do fabricante quanto à instalação, ao uso e à manutenção do ar-condicionado não apenas vai te ajudar a economizar na conta de luz, mas também vai aumentar o tempo de vida do aparelho. Portanto, sempre dê uma boa lida no manual do produto para conhecer as especificações de cada aparelho.