Um projeto de climatização tem como objetivo o correto dimensionamento de aparelhos de refrigeração e outros equipamentos para garantir o conforto térmico e entrega de documentos exigidos por normas pela legislação vigente. Para isso o projeto abrange desde a escolha correta do aparelho, a partir de cálculos baseados nas informações do local e dimensionamento de dutos para a circulação do ar, até os mínimos detalhes como as grelhas e filtros que serão utilizados. Entretanto, o produto de tal projeto não são só apenas os documentos legais. Quando bem projetado, existem diversos benefícios na climatização para o seu local. Além do conforto de todos no local, há também redução dos custos e gastos. Veja a seguir um passo a passo para o projeto ideal.
Levantamento de dados técnicos
Procure se informar sobre a área a ser condicionada. Quantas pessoas trabalham ali? Qual a infiltração do calor entre paredes internas? Contabilize o número de janelas e portas, bem como meça a emissão de calor de equipamentos como computadores e luminárias.
Faça um esboço
Faça uma análise e fique atento a todas as possibilidades de posições ideais para os aparelhos de ar condicionado. Tenha sempre em mente aspectos como desempenho e eficiência energética.
Cálculo da carga térmica
Com os dados técnicos em mãos, é hora de calcular o correto dimensionamento das capacidades dos equipamentos. Nesta etapa, a precisão é importante para que não haja super ou sub dimensionamentos.
Escolha dos equipamentos
Com a carga calculada fica mais fácil entender as possibilidades arquiteturais da instalação. Será possível entender qual equipamento melhor atende cada ambiente: um split tipo high wall ou para dutos? Sistemas multi Split ou VRV? Vale lembrar que essa escolha é vital para o próximo passo.
Dimensionamento de dutos
Caso a instalação for dimensionada para aparelhos com distribuição via dutos, calcule bem para que a distribuição do ar seja efetiva do começo ao fim da linha de dutos. Este cálculo envolve a área interna dos dutos, a velocidade e pressão do ar dentro deles. Fatores como a perda de carga que ocorre devido a curvas também precisam ser avaliados. Com tudo isso feito, é criado um projeto de dutos.
Dimensionamento das bocas de ar
Observe a posição da boca que insufla o ar já condicionado de dentro dos dutos ao ambiente para calcular essa etapa. Analise também a vazão e a velocidade do ar que deve ser insuflado através dela, conforme a necessidade de cada ambiente. Essas bocas podem ser difusores, grelhas e tomadas de ar externo, entre outros.
Adequação com a Legislação
Dois documentos são exigidos por lei para um projeto de climatização, são eles a planta baixa do local com simbologia e o memorial descritivo. Sem tais documentos não é permitida a instalação dos aparelhos.A planta baixa serve como um guia para o local, no qual são incluídos símbolos corretos para cada aparelho. Também são incluídos os dados referentes ao cálculo de carga térmica, como a vazão de cada ambiente, o BTU dos aparelhos e os trajetos para circulação do ar pelos dutos.Já o memorial descritivo é um documento no qual constam as especificações de cada um dos equipamentos e dos sistemas de refrigeração, além das variáveis do local. A partir desses dois documentos é autorizado legalmente que seja feita a instalação no local.
O projeto de climatização é um investimento que têm como objetivo não só o cumprimento de normas técnicas exigidas por lei a partir de documentos legais, mas também a diminuição de gastos no futuro. Os benefícios supracitados são de fato os exemplos do que se esperar a partir de um projeto bem planejado.
Viu a importância de um Projeto de Climatização? Agora que você já sabe dos benefícios, entre em contato conosco e solicite seu orçamento!