Ar-condicionado mais econômico? escolha certa.

Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn

O condicionador de ar é um aparelho que deixa o lar muito mais confortável. No verão, ele ameniza aqueles dias de calor intenso e ajuda a manter a qualidade de vida. No entanto, um aspecto que precisa ser levado em conta é o consumo de energia do eletrodoméstico. Ao planejar a compra de um ar-condicionado, é importante ficar de olho nos modelos mais econômicos. Para facilitar essa tarefa, separamos algumas dicas sobre o que faz um aparelho consumir menos eletricidade e também elencamos aqueles mais indicados para quem não quer gastar tanto com a conta de luz.

O que torna um ar-condicionado econômico

Embora, claro, o consumo de um ar-condicionado dependa de uma variedade de fatores (propriedades do aparelho, modelo, forma e tempo em que ele é utilizado, entre outros), existem certas características que ajudam a deixar o aparelho mais econômico. As principais são:

A utilização de tecnologias mais avançadas,

A presença do Selo Procel A;

A potência do condicionador de ar ser compatível com o ambiente em que ele está instalado.

Tecnologia Inverter

Com relação à tecnologia, o principal destaque fica por conta do modelo Split Inverter. Esse tipo de ar-condicionado é um dos mais avançados, pois conta com um mecanismo que controla a velocidade de compressão do aparelho. Assim, ele tem a capacidade de reduzir, e não apenas desligá-lo, o que ajuda a manter a temperatura do ambiente por mais tempo e, melhor ainda, não gera picos de consumo elétrico! Com um ar-condicionado inverter, a economia de energia pode chegar a até 60%.

Selo Procel

Selo Procel A

Além de dar prioridade para um modelo Inverter e que tenha função Sleep (ou similar), outra dica que ajuda muito na hora de comprar um ar-condicionado econômico é ficar de olho no Selo Procel. Trata-se de uma certificação concedida pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica que atesta a eficiência energética de eletrônicos e eletrodomésticos. O selo conta com classificações que vão de A a E, sendo A indicado para aparelhos com o consumo mais baixo e E com o mais alto. Ou seja, procure por um aparelho que possua o Selo Procel A!

Potência dos BTUs

Por fim, a potência do ar-condicionado (medida em BTUs) e a compatibilidade dela com o ambiente são pontos-chave para que o aparelho tenha um desempenho satisfatório, tanto no quesito climatização, quanto, claro, na performance energética. De forma geral, é preciso levar em consideração o tamanho da área, quantidade de outros aparelhos eletrônicos e fluxo de pessoas para saber qual a potência adequada para o cômodo. Nesse post você tem mais dicas de como calcular os BTUs e, assim, escolher o aparelho mais indicado para o seu lar.

O ar condicionado split mais econômico

Existe uma grande variedade de ares-condicionados split que possuem uma performance energética satisfatória.

Qual o ar-condicionado portátil econômico?

Já os modelos de ares-condicionados portáteis costumam ter uma eficiência energética um pouco menor em comparação aos modelos tradicionais. No entanto, ainda assim existem aqueles que possuem funções voltadas para a economia de energia,

Ar condicionado de janela

Ar-condicionado de janela mais econômico

Mais apreciado pelo seu preço acessível e instalação fácil e prática (principalmente em comparação ao modelo Split), o ar-condicionado de janela não costuma ser muito associado à economia de energia.

Agora você já sabe como identificar aquele ar-condicionado mais econômico, que deixará o seu lar mais confortável e agradável sem prejudicar o seu bolso! E lembre-se: a Ice Life tem os melhores modelos de ar-condicionado do mercado com condições de pagamento e qualidade incomparáveis.